segunda-feira, 10 de junho de 2013

Boa Noite!

Hoje eu trouxe para vocês uma história da escritora Ana Maria Machado. O nome da história é  "Menina Bonita do Laço de Fita.
Vamos assistir?

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Deixe o seu recado, pergunta e dica.

     Boa Tarde.

     Já almoçaram?
     Eu já. E estou um pouco cansado. Mas passei rapidinho para avisar que vocês podem deixar recados, perguntas e dicas.
    Vamos participar da nossa maravilhosa Língua Portuguesa.


quarta-feira, 5 de junho de 2013

Artigo

Boa Tarde!

Vocês lembram que eu falei sobre aquele meu primo Provolone? Não? Então é só retornarem no post sobre Substantivo. 
Bem, estava conversando agora pouco no facebook com este mesmo primo e ele me falou que estava estudando artigos. Eu achei a conversa muito estranha. Por que ele estaria estudando artigos? Algum concurso? Será que ele que ser delegado, juiz ou algum outro funcionário público?
Terminei o papo com Provolone, mas a minha curiosidade estava aguçada. Fui ao dicionário procurar o significado de artigo e achei isso:

Artigo é um termo com significado e aplicações diferentes em áreas distintas. Na área comercial, artigo é cada unidade de mercadoria, cada objeto de negócio.
Nos textos jurídicos, leis, decretos e códigos, artigo é cada uma das divisões do texto numeradas ordinalmente. Exemplo: Art. 12º do Código Penal
Em termos gramaticais, artigo é uma palavra variável que antecede o substantivo e indica o gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural).
- Os artigos o, a, os, as são denominados artigos definidos (quando identifica o substantivo de maneira precisa). Exemplo: O professor está ensinando os alunos.
- Os artigos um, uma, uns, umas são denominados indefinidos (quando se refere ao substantivo de maneira vaga). Exemplo: Comprou um caderno e uma caneta.
Em Jornalismo, é considerado artigo uma publicação escrita para um jornal ou uma revista (ou mesmo para ser veiculada através do rádio ou televisão), e que contenha a opinião do autor sobre um tema específico. Os artigos de jornais impressos geralmente são escritos por autores convidados para comentarem sobre um determinado tema.

Legal! Não é?
Como o nosso papo é a disciplina de Língua Portuguesa fiz mais uma pesquisa e encontrei uma aula bem legal sobre Artigos. Esta aula é da turma do MeritusOnLine.

Agora é só clicar aqui > Artigos - Língua Portuguesa.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Nossa Língua Portuguesa

     Boa Noite!

     Não estou conseguindo dormir. Fico pensando em várias coisas: livros, músicas, amigos e Língua Portuguesa.
     Encontrei no youtube um vídeo bem bacana que fala sobre a história do nosso idioma. Quem narra o filme é a atriz Fernanda Montenegro. Esse vídeo foi feito por Margarida Filmes para o Museu da Língua Portuguesa.


Substantivo (Meu amigo Provolone)

     Gente!

     Ontem eu sai com o meu amigo Provolone. Provolone é um queijo muito culto, defumado e semiduro, ele adora ler histórias de Cavalaria. Bem, mas conversando com ele ontem eu descobri que sou um SUBSTANTIVO

                                                                                                              Meu amigo Provolone 

     Perguntei a ele se era porque eu estava acima do peso ou algo assim, mas ele falou que todos nós somos substantivos. Eu, você, a cadeira, a faca, o batom. TUDO.
   Ele me falo que substantivos são palavras que usamos para nomear os seres e as coisas. Possuem classificação e flexionam-se em gênero, número e grau.
    Quando eu cheguei em casa fui fazer a minha pesquisa e achei um vídeo bem bacana sobre substantivos.
    O vídeo é dos profissionais do descomplica http://www.youtube.com/user/sitedescomplica.
    A aula sobre substantivos é com o Professor Rafael Cunha.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Adjetivo (Queijo derretido)

     Olá!

     Hoje eu revi o meu álbum de férias de quando fui para o litoral paulista. Foram dias bem divertidos. Mas como vocês sabem eu sou um queijo e queijo e sol não combinam muito bem. Em uma das fotos eu estou bem parecido com este pedaço de pizza: derretido e vermelho.




     Derretido, vermelho, litoral paulista...
     Recordo-me agora de uma aula bem legal sobre adjetivos.
     Você sabe o que é adjetivo?
    Adjetivo é a palavra que expressa uma qualidade ou característica do ser e se "encaixa" diretamente ao lado de um substantivo.

     Queijo (substantivo) derretido (adjetivo)

     Mas eu tenho um vídeo bem bacana que fala sobre adjetivos. Vamos ver? É só clicar aqui >     Adjetivo - Língua Portuguesa

Mussarela ou Muçarela?


     Um dos queijos mais consumidos e apreciados no Brasil, este queijo de origem italiana (originário das províncias de Salermo e Castela) tem gerado muita polêmica e confusão no tocante à sua correta grafia.
     A forma original em italiano é "mozzarella", introduzido no Brasil com a chegada dos primeiros imigrantes italianos. De 1860 a 1890, primeiro ano republicano, desembarcaram 974 mil italianos no Brasil. A partir de sua chegada popularizou-se principalmente devido a seu emprego na culinária, tendo chegado em nossos tempos atuais como o queijo de maior consumo no país. Quanto a sua pronúncia, a incorporação à nossa língua foi praticamente imediata o que levou também ao aportuguesamento do vocábulo e inclusão no idioma português.
     A Academia Brasileira de Letras informa que as formas registradas oficialmente são: muçarela ou mozarela, sendo outras formas de se escrever este vocábulo estão erradas.

     Bom, estaria tudo tranquilo não fosse apenas uma questão: a legislação que trata a respeito, que é o Regulamento Técnico para Fixação de Identidade e Qualidade de Queijo (Ministério da Agricultura e do Abastecimento) prevê as formas muzzarella, mussarela e mussarella, sendo formas incorretas conforme a ABL.

     Fato é que a forma "mussarela" é a grafia com maior identificação popular, sendo inclusive a forma que se encontra em grande parte dos rótulos encontrados no mercado. Correta perante a legislação do Ministério da Agricultura, esta forma ( mussarela ) não esta de acordo com as normas de ortografia da gramática da língua portuguesa.

     Acreditamos que a uniformização deste vocábulo deveria ser a resposta e solução para tantos erros e equívocos. Ou o Ministério da Agricultura se adapte as normas da Academia de Letras, ou esta venha a incluir o termo mussarela, se adpatando assim a legislação e a forma de maior empatia e uso pela população brasileira.